contato@aguamenezes.com.br
Curta nossa página no facebook

POST - Qual a relação de nascentes e caminhão-pipa?

Qual a relação de nascentes e caminhão-pipa?

Qual a relação de nascentes e caminhão-pipa?
Nossos aquíferos e lençóis freáticos correm sérios riscos. Empresas irregulares de caminhão-pipa contribuem para esse problema. Saiba mais!

Qual a relação de nascentes e caminhão-pipa?


A importância da conservação das nossas nascentes e o que o caminhão-pipa tem a ver com isso


Nosso país é abundante em riquezas naturais. Já fizemos um post sobre uma das nossas maiores riquezas que é a água. Fizemos um resumão sobre água potável, explicamos sobre a desigualdade no acesso e distribuição de água potável e sobre algumas iniciativas da ANA (Agência Nacional de Águas).

Para se ter uma ideia, a Terra é constituída de mais de 70% de água. De toda essa água que cobre nosso planeta, 97% estão nos mares e oceanos como água salgada. Apenas 2,5% a 3% de toda água do planeta é água doce.

Desses 3% aproximadamente, pouco mais de 2% estão nas geleiras, em estado sólido. Assim, apenas menos de 1% da água de toda Terra é potável e está disponível para consumo nos rios, lagos e águas subterrâneas (lençóis freáticos e aquíferos). Porém essa pouca quantidade de água que de fato podemos consumir tem sofrido poluição, contaminação e degradação por péssimas práticas do ser humano.

Tendo essa visão geral da disponibilidade de água no nosso planeta, agora vamos focar no Brasil.

 

Brasil possui maior reserva de água doce do mundo


É isso mesmo! Nosso país possui a maior parte da água doce do planeta inteiro, e mais de 70% das suas reservas se encontram na Amazônia. Parece muita água, mas na verdade não é. Essa aparente abundância, dando a impressão de que a água não irá acabar, faz com que haja desperdício, e na prática vemos a escassez de água em vários pontos do Brasil.

Além de toda questão do desperdício, outros fatores são importantes, como a preservação dos rios e nascentes. Segundo a apostila Educação Ambiental Para a Conservação de Nascentes, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, “nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano.”

Então, apesar de possuirmos tamanha abundância de água se não houver os cuidados adequados, a falta de água será maior e mais constante. Explicamos em nosso último post que quase 90% dos poços artesianos no Brasil são clandestinos, irregulares, ou seja, não possuem autorização governamental. Isso provoca grande impacto ambiental, pois vários poços na mesma região fazem com que os aquíferos sequem, e por sua vez o solo pode ceder. Isso acontece porque as rochas do subsolo que sustentam o aquífero diminuem de tamanho e o solo cede.

Um exemplo disso ocorre em Bancoc, capital da Tailândia, onde a retirada de água subterrânea faz algumas áreas afundarem 14 centímetros por ano. Porém, há um agravante já que a região é de litoral, pois o espaço que fica quando a água doce é retirada acaba sendo preenchido pela água salgada, fazendo com que os lençóis freáticos não possam mais ser utilizados para consumo.

Na Indonésia, a falta de controle da utilização dos aquíferos fez o mar avançar cerca de 15km para o interior, segundo o site UOL Educação.

Podemos ver que mesmo com grandes reservas de água a utilização desenfreada das águas subterrâneas faz com que haja escassez de água e ainda grande impacto no meio ambiente que também irá afetar nossa sociedade.

 

Mas, o que o caminhão-pipa tem a ver com os aquíferos?


Os aquíferos são muito importantes para o abastecimento dos rios, lagos e oceanos. Eles mantêm o equilíbrio dos rios em momentos de estiagem, além da sua importância para o abastecimento humano.

Os aquíferos são como uma “poupança” da natureza para momentos de estiagem. Com poucas chuvas muitos reservatórios de água caem pela metade ou mais, chegando a um estado crítico como vimos nas últimas crises de água no Rio de Janeiro no Brasil.

Como os aquíferos ou lençóis freáticos (que são a parte superior do aquífero) são utilizados para abastecer várias regiões do nosso país, além daqueles que furam poços sem autorização, é super importante gerenciar e controlar o volume de água que pode ser utilizada para que não ocorram os danos que citamos anteriormente.

E, é aí que entra o caminhão-pipa. Há empresas de caminhão-pipa que fornecem água de forma ilegal, de poços clandestinos. Há casos de empresas que furtam água da rede de distribuição domiciliar da CEDAE, furtam até de locais de preservação ambiental ou chegam a utilizar água de piscina para vender. Veja mais nesta reportagem do Portal R7: 120 caminhões-pipa são abastecidos clandestinamente, no Rio.

Empresas de caminhão-pipa que retiram água dos lençóis freáticos de forma ilegal, não tem nenhuma responsabilidade com o meio ambiente tão pouco com vidas humanas. A água de poços irregulares pode contaminar a população com micro-organismos e bactérias que provoquem desde diarreia até doenças como hepatite A. Em muitos poços clandestinos são encontrados coliformes fecais e nitratos relacionados a um maior risco de câncer.

Por mais que os poços perfurados de forma irregular, sem autorização do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente), possam ter água potável, essa água precisa ser clorada e devidamente tratada, e o caminhão-pipa precisa estar devidamente desinfetado para receber essa água. Pois durante o transporte da água pode haver o contato com impurezas e assim contaminar a água.

 

Lençóis Freáticos versus ilegalidade de empresas de caminhão-pipa

Na irregularidade o preço do caminhão-pipa pode cair pela metade. Por isso é importante desconfiar de preços muito baixos. Empresas que furam poço de forma ilegal, que roubam água ou que utilizam até água de piscina para vender não têm responsabilidade com a vida da população.

Ao realizar sua pesquisa no Google para encontrar uma empresa de caminhão-pipa não foque apenas no preço. Desconfie de preços muito baixos. Empresas sérias que andam de acordo com todas as regulamentações têm alto custo para cumprir com todas as obrigações legais além de todo custo de transporte, funcionários, etc.

Nesse post explicamos outros fatores sobre o preço de caminhão-pipa:
Quanto custa um caminhão-pipa no Rio de Janeiro?

 

Nós da Água Menezes possuímos todos os requisitos ambientais para fornecer água potável em caminhão-pipa. Possuímos a Outorga de Direito de Uso da Água concedida pelo INEA, como também realizamos testes químicos para verificar e constatar a potabilidade da água.
Sempre que contratar caminhão-pipa exija a Outorga de Uso da Água no caso de empresas que extraem água lençóis freáticos, ou exija o cupom eletrônico da CEDAE, em caso de empresas que revendem a água da CEDAE. Dessa forma você estará se protegendo de empresas clandestinas e evitando que você e sua família venham ingerir água contaminada.

Faça já seu orçamento conosco AQUI!

Você também pode também falar conosco via:


Formulário:
http://aguamenezes.com.br/contato

WhatsApp:
(21)96465-7471

Email:
contato@aguamenezes.com.br


Esse post te ajudou? Então compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Assim você ajuda mais pessoas a cuidarem da água do nosso planeta e a fazerem a melhor escolha de caminhão-pipa d’água.
Até a próxima!

Fale conosco Faturamos para empresas.

Nossos serviços

Atendemos: Indústrias Residência Condomínios Shoppings Centers Restaurantes Hotéis, entre outros. Faturamos para empresas.

Segurança

Nossos caminhões atendem às leis da vigilância sanitária. Realizamos serviços de transporte e fornecimento de água potável.

Entre em contato

Entre em contato conosco hoje mesmo!

© 2024 Agua Menezes - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Quero Aparecer