contato@aguamenezes.com.br
Curta nossa página no facebook

POST - Transporte de água em caminhão-pipa - regras e normas importantes

Transporte de água em caminhão-pipa - regras e normas importantes

Transporte de água em caminhão-pipa - regras e normas importantes
Transportar água potável é muito mais que vender água em caminhão-pipa. Envolve em primeiro lugar regras que asseguram a segurança desde a captação da água até o transporte em si. Saiba mais!

Transporte de água em caminhão-pipa - regras e normas importantes

 

O caminhão-pipa faz parte da história da água, pois é a evolução do transporte de água potável para os diversos usos que realizamos atualmente. Desde as civilizações antigas, transportar água é uma necessidade de suma importância, tanto que os povos buscavam se estabelecer às margens dos rios para facilitar a irrigação do cultivo, o cuidado dos animais, para lavar roupas, entre outros. Habitar às margens dos rios era muito estratégico também para o comércio. Todo o desenvolvimento social e econômico dependia do acesso fácil a água, tanto que havia conflitos para tomar esse tipo de local.

À medida que a sociedade foi avançando tanto em conhecimento como em tecnologia, foi mudando também a maneira de realizar as atividades. Desde os aguaceiros até o caminhão-pipa foi um longo caminho percorrido.

Hoje o caminhão-pipa é uma forma segura e prática para transportar grandes volumes de água, o que no passado não era viável. Imagine usar uma carroça para carregar 30.000 mil litros de água! Não tem como! Com apenas um grande tonel acoplado ao caminhão-pipa é possível carregar toda essa quantidade de água de forma segura mantendo sua qualidade e potabilidade. Claro que é preciso realizar as manutenções preventivas no caminhão-pipa e seguir todas as regulamentações dos órgão competentes como INEA e a Vigilância Sanitária.

Com o avanço do caminhão-pipa, obras de grande complexidade, eventos de grande porte e qualquer serviço que demande grandes volumes de água não correm o risco de parar e sofrer prejuízos pela falta de água para realizar suas atividades. Assim como também a população não precisa ficar sem água potável por longas horas deixando de atender as necessidades mais básicas.

Leia também:

Caminhão-pipa é besteira ou ajuda mesmo?
 

Mas, vamos ao que interessa. Quais as regras para o caminhão-pipa?

Há regras, regulamentações ambientais e fiscais a serem seguidas, pois se trata não apenas de transportar água de um ponto a outro, mas se trata da saúde das pessoas, que podem sofrer sérios danos ao ingerir água contaminada.

O caminhão-pipa precisa seguir a norma ABNT 16882 para transporte rodoviário de carga por caminhão-pipa. E, o tanque do caminhão-pipa, usado para transportar a água, deve atender também ao que foi estabelecido na ABNT NBR 14980.

O tanque que transporta água potável deve seguir alguns requisitos como:

  • A parte interna do tanque deve ser lisa e impermeável, construída ou revestida de material anticorrosivo, antioxidante e não tóxico, que não altere a qualidade da água e proteja o interior da ação dos produtos químicos usados na limpeza e descontaminação de rotina; 
     
  • Não pode apresentar corrosão interna e externa, deve ser provido de tampa de inspeção e/ou carregamento dimensionada de no mínimo 450 mm, sem obstrução e que permita a inspeção em qualquer parte do seu compartimento interior, visando sua completa inspeção, higienização, e devendo ter borracha de vedação e dispositivo para fechamento hermético;
     
  • Registros de saída da água do tanque também devem ter vedação de modo a impedir entrada de insetos, roedores etc.; 
     
  • Respiro da boca de visita deve possuir dispositivo para impedir a entrada de corpos estranhos (insetos, folhas etc.); 
     
  • Sistema de drenagem que permita o total escoamento da água contida em seu interior;
     
  • Possuir inscrição “ÁGUA POTÁVEL”, devendo estar legível e aplicada em fundo de cor contrastante, indicação de capacidade nominal (volume e/ou peso) de água, o nome da empresa, endereço e telefone devem constar no exterior do tanque, sendo visível.
     
  •  O tanque que transporta água potável a granel não pode ter perfurações ou trincas que causem vazamentos, amassamentos (mossas) que comprometam o seu volume e/ou ferrugem ou qualquer contaminante que altere a qualidade da água.
     
  •  A parte interna do tanque deve ser lisa e impermeável, construída ou revestida de material anticorrosivo, antioxidante e não tóxico, que não altere a qualidade da água e proteja o interior da ação dos produtos químicos usados na limpeza e descontaminação de rotina; 
     

Sendo assim, o transporte de água potável em caminhão-pipa já começa no quesito segurança. Só é possível realizar o transporte em um tanque devidamente preparado apenas para água potável. Pois mesmo que a água a ser comercializada seja de procedência correta, poderá ser contaminada em um tanque impróprio para transporte.

Há empresas que possuem poço próprio outorgado pelo Inea, e há empresas que revendem água fornecida pela CEDAE ou outra concessionária de água e esgoto, dependendo da sua região. As empresas que possuem poço próprio passam por um grande processo burocrático para ter o direito de utilizar as águas subterrâneas, pois são necessários laudos e várias autorizações que comprovem a procedência do poço e da água contida nele. Se quiser saber mais sobre o processo de Outorga da Água leia nosso post: Poço artesiano é crime?

Nem sempre o poço possui água própria para consumo. Dependendo da localização do poço a água pode estar contaminada ou a perfuração do poço pode contaminar todo lençol freático da região e causar impactos ambientais. Por isso perfurar poço artesiano sem autorização legal é crime. E, mesmo com todo o impacto ambiental de um poço clandestino, além do risco à saúde da população, 88% dos poços no Brasil são clandestinos.

Conclusão

Com todo esse pano de fundo, entendemos que o transporte de água potável gira em torno da segurança das pessoas que irão utilizar a água e também da segurança do meio ambiente. Transportar água potável já começa ao verificar se a água a ser captada é própria para consumo, no caso de empresas que possuem poço próprio, captando água dos lençóis freáticos ou aquíferos, além de percorrer todo caminho de autorização e legalização dos órgãos competentes. 

A partir daí a empresa precisa estar atenta à regulamentação para transporte rodoviário de carga por caminhão-pipa, para que a água captada ao ser depositada no tanque não seja contaminada por nenhum microorganismo ou qualquer coisa que possa causar danos à saúde da população.

Esse post te ajudou? Então compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Assim você ajuda mais pessoas a fazerem a utilização da água de forma mais inteligente.
Até a próxima!

 

Leia também:

Poço artesiano é crime?

Água Potável - Resumo

Inea combate abastecimento irregular de caminhão-pipa

88% dos poços artesianos do país são clandestinos

Fale conosco Faturamos para empresas.

Nossos serviços

Atendemos: Indústrias Residência Condomínios Shoppings Centers Restaurantes Hotéis, entre outros. Faturamos para empresas.

Segurança

Nossos caminhões atendem às leis da vigilância sanitária. Realizamos serviços de transporte e fornecimento de água potável.

Entre em contato

Entre em contato conosco hoje mesmo!

© 2024 Agua Menezes - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Quero Aparecer