contato@aguamenezes.com.br
Curta nossa página no facebook

POST - História Milenar da Natação

História Milenar da Natação

História Milenar da Natação
A prática da natação ocorre desde muito antes de Cristo. Mesmo não sendo tão natural ao ser humano traz inúmeros benefícios! Saiba mais!

História milenar da natação

Prática milenar fazia parte da educação no Império Romano

Nos dias de sol muitos nadadores ficam ansiosos para dar aquele mergulho, seja na praia, piscina ou até na lagoa. Aqui no Rio de Janeiro, mesmo que seja no inverno, basta aparecer um sol pra poder aproveitar um pouco que seja.

A natação é super benéfica a saúde, e já existe há milênios. Segundo o site Toda Matéria, pinturas rupestres e relatos mostram que a natação é praticada desde antes de Cristo. Na Grécia antiga, a natação tinha relação com saúde e condicionamento físico. Já em Roma, a  natação era parte do sistema de educação. Mesmo sendo popular também em outros povos, teve um declínio após o Império Romano. Após esse período, a natação demorou para se popularizar, principalmente da forma que conhecemos hoje, um esporte organizado e cheio de modalidades.

Alguns autores contribuíram para a ampla divulgação da natação ao longo dos anos. Podemos citar o autor alemão Nicholas Wymman que em 1538 escreveu “O nadador ou a arte de nadar, um diálogo festivo e divertido de ler”, que foi o primeiro livro sobre o tema. Podemos citar também o poeta Lord Byron que escreveu poemas popularizando o esporte e, em 1810, nadou pelo Helesponto, atual estreito de Dardanelos, um trecho de água que separa a Europa da Ásia. É um estreito no noroeste da Turquia ligando o mar Egeu ao mar de Mármara.

 

Competição oficial e a prática em piscinas

A primeira competição oficial de natação foi na Austrália em 1858 e se espalhou posteriormente para Inglaterra e também Estados Unidos. A natação fez parte das Olimpíadas já na primeira edição da era moderna em 1896,  em Atenas. Já a primeira competição de natação no Brasil ocorreu em 1898 no Rio de Janeiro. Os nadadores realizaram o percurso em uma distância de 1500 metros entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia. 

Porém, apenas entre os anos de 1930 e 1940 começaram a ser utilizadas piscinas exclusivas para o esporte, ficando para a  Federação Internacional de Natação (FINA) a responsabilidade de determinar as medidas oficiais das piscinas de competição. Hoje, as provas são disputadas em piscinas de 50 metros, utilizadas nas Olimpíadas,  ou em piscinas de 25 metros.

 

Regras da Natação

Saiba algumas regras do esporte:

  • Nos jogos olímpicos a piscina deve ter 50 metros de comprimento e no mínimo 3 de profundidade. A temperatura da água deve estar entre 25ºC e 27ºC.
     
  • As provas de 50m, 100m e 200m têm eliminatórias, semifinais e a final. Já as demais provas têm as eliminatórias e a final.
     
  • É proibido queimar a largada, ou seja, saltar antes do tiro, pois pode sofrer desclassificação.
     

Segundo o site do Governo Federal Rede do Esporte, os estilos de natação são: 

  • Livre: Esse estilo também é conhecido como estilo crown. As braçadas são alternadas. Não é permitido nadar debaixo d’água, uma parte do corpo deve sempre ficar fora da água. As provas desse estilo podem ser de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m ou de revezamento 4 x 100 ou 4 x 200, além da maratona aquática.
     
  • Costas: É o único estilo em que os nadadores já podem largar dentro d’água segurando o cabo da baliza. Nesse estilo o nadador só pode ficar totalmente submerso nos 15m após as viradas e a largada. Para esse estilo há provas de 100m e 200m.
     
  • Peito: É um estilo mais lento. Precisa ser realizado com o movimento simultâneo das pernas e dos braços na horizontal. No momento da virada ou do toque na borda, o atleta precisa bater as duas mãos na parede. Esse estilo possui provas de 100m e 200m.
     
  • Borboleta: O nadador precisa estar com os ombros alinhados à superfície da água e é feito o movimento simultâneo dos braços. As pernas alinhadas também vão pra cima e pra baixo simultaneamente. Como no nado de peito, também é preciso bater as duas mãos ao mesmo tempo na parede. Há provas de 100m e de 200m.
     
  • Medley: Essa modalidade reúne os outros quatro estilos em uma única competição, que pode ser de 200m, sendo 50m de cada estilo, ou de 400m, sendo 100m de cada estilo. Além do revezamento 4x100m.
     

Os atletas ainda podem competir em revezamento de 4x100m livre, 4x200m livre ou 4x100m medley. Outra curiosidade é que a prova dos 800m é exclusivamente feminina, e apenas homens competem na prova de 1.500m.

Mesmo que não seja algo tão natural para o ser humano como andar ou correr, essa prática milenar traz inúmeros benefícios à saúde, além do condicionamento físico e bem-estar que ela proporciona. Pessoas de todas as idades podem praticar o esporte. Então, que tal começar? Porém, verifique com seu médico primeiro, antes de começar qualquer atividade física.

Nos vemos no próximo post!

 

Leia também:

Importância do caminhão-pipa na história da água

Caminhão-pipa é a forma certa de encher uma piscina?

88% dos poços artesianos do país são clandestinos

A importância dos aquíferos para abastecimento de água potável

Fale conosco Faturamos para empresas.

Nossos serviços

Atendemos: Indústrias Residência Condomínios Shoppings Centers Restaurantes Hotéis, entre outros. Faturamos para empresas.

Segurança

Nossos caminhões atendem às leis da vigilância sanitária. Realizamos serviços de transporte e fornecimento de água potável.

Entre em contato

Entre em contato conosco hoje mesmo!

© 2024 Agua Menezes - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Quero Aparecer